sexta-feira, 27 de maio de 2011

OS ANIMAIS MAIS ESTRANHOS DO MUNDO


  • OS ANIMAIS MAIS ESTRANHOS DO MUNDO ...


    Ocapi

Ocapi é um animal particularmente estranho, ele mais parece ser um cruzamento entre uma girafa e uma zebra. Na realidade estes animais nativos das florestas húmidas do Congo, pertencem à família das girafas, porém não são tão grandes…
Eles têm o pelo escuro na parte superior do corpo e riscas na inferior, possuem uma forma semelhante à da girafa, mas têm pescoços muito mais curtos e são também mais pequenos. O que as duas espécies partilham do mesmo tamanho são as línguas, que podem chegar aos 30 centímetros de comprimento. E sabia que as girafas e os ocapis são os únicos mamíferos do planeta que conseguem lamber as suas próprias orelhas?
  • O Peixe Com Pernas

O vulgarmente chamado “Walking Fish” não é na realidade um peixe mas sim um anfíbio, contudo isso não o impede de ser uma criatura muito estranha. É um estilo de salamandra, porém para os leigos parece ser literalmente um peixe com pernas que dá longos passeios pelo chão do oceano…
Este animal é carnívoro, o seu nome oficial é “axolot” e possui uma capacidade de regenerar praticamente todas as partes do seu corpo. Apesar da habilidade incrível, esta é uma espécie em vias de extinção. É uma espécie bizarra é verdade, mas seria triste se ela desaparecesse.
  • O Macaco-Narigudo

À partida pode parecer que eu estou a fazer pouco de uma espécie, mas a realidade é que o macaco narigudo, é literalmente um macaco com um nariz enorme. De acordo com os nativos este é um macaco com poderes sobrenaturais e será responsável por guiar as nações para os caminhos da luz…
Nós podemos achar aquele nariz hediondo, contudo não devíamos, afinal de contas nós temos a Barbara Streisand que é quase um macaco-narigudo numa versão humana. Mas este nariz gigantesco tem as suas vantagens, pois é graças a ele que os machos conseguem atrair a atenção das fêmeas que se sentem atraídas por eles. Os narizes servem também para os macacos darem alertas sonoros sempre que o perigo anda por perto…
  • O Peixe Sugador

É um peixe da família dos peixes-gato e é chamado de “Lithogenes Wahari”. Foi uma espécie descoberta recentemente na Venezuela e possui características únicas. Com a sua boca o peixe é capaz de reproduzir na perfeição um efeito sugador que lhe permite nadar contra as mais fortes correntes e até pode subir em superfícies verticais. Impressionante não é?
  • O Anglerfish

Se você viu o divertido filme de animação chamado “Finding Nemo”, então de certeza que se recorda do “Anglerfish” – eu não faço ideia de qual será a tradução exacta para português do nome  – que apareceu no filme, que basicamente é aquele peixe que caça recorrendo a um género de “vara de pesca” que na realidade é uma barbatana….
Este peixe é estranho, é invulgar, é assustador e sejamos francos, é uma das criaturas mais repugnantes que andam por este mundo! Como se isso não fosse mau o suficiente, eles são carnívoros e conseguem distender a boca e o estômago para conseguirem engolir presas que têm o dobro to seu tamanho…
E o pior de tudo isto é que ainda há mais! O seu método de reprodução é tão brutal que se adapta completamente à espécie. O que acontece é que o macho morde a fêmea e funde-se com ela, de seguida ele morre e deixa com ela o seu esperma o que permite que a fêmea tenha os seus filhos.
  • Tartaruga de Casco Mole De Castor

O seu nome oficial é “Pelochelys cantorii”, é talvez um dos animais mais raros do mundo e também um dos mais bizarros. Trata-se de uma tartaruga de água doce de carapaça mole, que pode atingir os dois metros de comprimento. É um animal carnívoro e naturalmente adeptos das emboscadas…pois a velocidade não é o seu ponto forte…e nem a beleza já agora…
O mais curioso neste animal, é que não é uma tartaruga do mar, ela prefere viver em terra perto de pântanos e pantanais e o que é ainda mais curioso é o facto de este animal viver 95% da sua vida enterrado e imóvel. Ele sai apenas duas vezes por dia para respirar, o resto do tempo é passado mesmo debaixo de terra à espera da próxima refeição…
  • Peixe Bolha

Aqui está um animal que quem viu muito dificilmente o irá esquecer, o Blobfish ou “Peixe Bolha” em português é uma espécie de peixe que pode ser encontrado nas águas profundas da Austrália e Tasmânia
Se olharmos com atenção parece que estamos a olhar para a cara de um idoso irritado com a vida. Este efeito engraçado ocorre porque o corpo deste animal é gelatinoso o que lhe permite suportar pressões muito altas e nadar com facilidade em águas profundas. Interessante – ou talvez não – é que estes animais também se sentam nos seus ovos até à eclosão…
  • Toupeira Nariz-De-Estrela

Esta toupeira é simplesmente assustadora, possui um dos narizes mais bizarros que eu pessoalmente já vi, que lhe servem como órgãos sensoriais e permitem movimentar-se nos túneis com facilidade, o que é muito importante tendo em conta que esta toupeira é como todas as outras, cega…
Podemos encontrá-la na América do Norte, geralmente perto de lagos ou rios, se bem que este não é um daqueles animais que um indivíduo queira encontrar…
  • Aye-aye

Não caro leitor, não me dói nada, o Aye-aye é mesmo um lémure do Madagáscar que tem dentes de roedores e um dedo muito comprido que o ajuda a retirar larvas dos buracos das árvores. Infelizmente esta é também uma espécie que corre muitos riscos graças à destruição das florestas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário