sexta-feira, 25 de março de 2011

Efeito do terremoto em Tóquio. Foto: Genshir0.
Agência Brasil
11 de março de 2011
A costa do Japão foi atingida hoje (11) por um terremoto de magnitude 8,9 graus na escala de Richter, um dos mais intensos dos últimos anos, de acordo com especialistas. O epicentro foi na costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital. Autoridades japonesas informam que, pelo menos, 32 pessoas morreram em decorrência do tsunami (ondas gigantes).
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em toda a costa do Oceano Pacífico. O alerta de tsunami foi direcionado aos seguintes países: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua-Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru.
Em Sendai, capital da província de Miyagi, os sismógrafos registraram tremores de até 7 graus na escala japonesa. A energia elétrica e o gás foram cortados na cidade. Outras duas réplicas, de magnitude inferiores a 6 graus, atingiram o arquipélago e fizeram com que os prédios na capital balançassem continuamente.
O epicentro do abalo ocorreu no fundo do mar, a uma distância de 160 quilômetros da costa, no mesmo local onde foi registrado um terremoto de 7,3 graus na última quarta-feira. A TV pública NHK mostrou imagens de barcos e carros sendo arrastados pelo tsunami na região mais a leste de Tóquio.
Muitas casas e regiões agrícolas foram atingidas pelas águas. Em Chiba, tanques de uma companhia de gás pegaram fogo e há risco de explosão na área. Um prédio ficou em chamas na ilha futurística de Odaiba, em Tóquio.
Localização do epicentro dos abalos sísmicos.
Os trens e o metrô pararam de circular e milhares de pessoas deixaram os altos edifícios comerciais da capital, Tóquio, o que lotou as ruas da cidade. Em 1933, um terremoto de magnitude 8,1 graus na escala Richter atingiu a região metropolitana de Tóquio e matou mais de 3 mil pessoas.
Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, e o governo prepara a população para essas situações. Mas hoje as autoridades confirmaram que os danos foram inúmeros e não há ainda um levantamento completo.
Segundo a TV NHK, foi declarado "emergência nuclear" após um incêndio em uma usina nuclear em Onagawa, na prefeitura de Miyagi. Segundo as autoridades, as tentativas de resfriar o reator "não estavam indo como planejado". A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, anunciou que quatro usinas nucleares próximas ao epicentro do tremor foram desligadas e fechadas por medida de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário