sábado, 26 de março de 2011

PERU RECEBERÁ DAKAR PELA 1ª VEZ

Mark Miller participa do Rally Dakar. Foto: AFP Carros, motos e caminhões passarão pelo novo trajeto, apresentado nesta quarta-feira na França



Já estão definidos os países pelos quais passarão o Rali Dakar do próximo ano. Pela primeira vez o Peru receberá o evento, enquanto Argentina e Chile, serão anfitriões pelo quarto ano consecutivo. O rali terá cinco etapas na Argentina, outras cinco no Chile e quatro no Peru.
A edição de 2012 do Rali Dakar será disputada de 1º a 15 de janeiro entre Mar del Plata e Lima. Também foi confirmado nesta quarta-feira, em Paris, o diretor da prova: Etienne Lavigne.
"A América do Sul voltará a receber o Rali Dakar, em uma edição na qual a novidade do Peru é a protagonista, mas na qual Argentina e Chile continuam, como nas edições anteriores", afirmou Lavigne.
A competição tradicional de carros, motos e caminhões, que foi anulada em 2008 pelo medo de ameaça terrorista no percurso tradicional no noroeste da África, chegou em 2009 à América do Sul. Sobre a possibilidade do Brasil integrar o grupo de países sede, Lavigne afirmou:
"Há um projeto para fazer um Dakar entre o Rio de Janeiro e Lima, com cinco países envolvidos. Quero este tipo de Dakar".
Ele completou: "temos planos para incorporar outros países. Podemos pensar no Brasil, Paraguai e Bolívia, mas é uma questão de tempo. Nos próximos meses pensaremos também em como será a edição de 2013 e vamos tomar as decisões".
O Brasil é um dos países que sonha em ser uma etapa do Dakar, segundo Lavigne. O diretor admitiu que o rali continuará nos próximos anos na América do Sul, já que a situação política no norte da África não permite um retorno da prova ao percurso histórico, em países como Marrocos, Mauritânia ou Senegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário