sábado, 26 de março de 2011

Libia; Rebeldes tomam acesso a ajdabiya

Na Líbia, rebeldes tomam controle do acesso a Ajdabiya

Cidade está a 160 quilômetros de Benghazi.
Forças rebeldes só podem avançar com o apoio da aviação internacional.O acesso pelo leste da estratégica cidade de Ajdabiya, a 160 quilômetros ao sudoeste de Benghazi, na Líbia, caiu em mãos dos rebeldes na madrugada deste sábado (26).

Os rebeldes conseguiram entrar na localidade e lançaram um ataque contra o local onde as forças do líder líbio, Muammar Kadhafi, guardavam sua munição e interromperam a passagem ao centro da cidade.
Segundo informações da rede de TV "Al Jazeera", os rebeldes fizeram vários prisioneiros e mataram um número não preciso de combatentes das forças de Kadhafi.


A aviação da coalizão internacional lançou nesta sexta-feira (25) sucessivos ataques sobre as posições das brigadas de Kadafi, que controlavam o centro da cidade e mantinham carros de combate e unidades blindadas em alguns de seus acessos para sustentar o controle viário do leste do país.
Os rebeldes planejaram o assalto durante toda a tarde de ontem, quando vários veículos com o armamento pesado disponível em mãos rebeldes foi transferido desde Benghazi até as imediações de Ajdabiya.
Rebeldes comemoram depois de tomar a cidade de Ajdabiya, ao sul de  Benghazi, na Líbia, neste sábado (26/3) (Foto: AP)
As forças rebeldes só podem avançar com o apoio da aviação internacional, já que a qualidade de seu armamento é consideravelmente inferior.
A cidade de Ajdabiya precisou ser evacuada pelos rebeldes há oito dias após a contra-ofensiva de Kadhafi, que os fez retroceder mais de 230 quilômetros.
As forças de Kadhafi conseguiram no sábado passado atacar Benghazi, a capital rebelde onde receberam o duro castigo dos primeiros bombardeios aéreos e tiveram que deter sua ofensiva e retornar a esta posição, da qual partem as estradas que conduzem a Benghazi, Tobruk e à fronteira com o Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário